Trabalho de design 1

Ao longo dos anos, os cursos de design têm se afastado das práticas profissionais tradicionais do campo. Em contrapartida, designers têm se inserido em diversos contextos profissionais, ampliando suas perspectivas de atuação. Como consequência, os cursos de design continuam formando profissionais com base em paradigmas anteriores. Esta pesquisa teve como objetivo construir caminhos que fortaleçam a aproximação entre o ensino e as práticas profissionais atuais dos designers, promovendo o aprendizado e considerando este novo contexto social. A pesquisa foi conduzida em duas fases. Na primeira fase, sob a perspectiva das ciências sociais, constatou-se que o distanciamento entre as práticas acadêmicas e profissionais se intensificou, uma vez que os novos designers estão cada vez mais inseridos em diferentes postos de trabalho, especialmente em contextos de produtos e tecnologias digitais. Na segunda fase, considerando a base teórica da Epistemologia da Prática e da aprendizagem situada, concluiu-se que é fundamental que as instituições de ensino e os professores estejam mais conscientes das práticas profissionais atuais para promover um aprendizado mais contextualizado. Logo, é necessário diferenciar e compreender as práticas acadêmicas, profissionais e sociais do design, pois o aprendizado ocorre através da imersão em situações reais. Como resultado, e considerando a perspectiva da Design Science Research, os resultados deste projeto de pesquisa apresentam instrumento que contribui para diferentes instituições, gestores e professores de design, aproximando-os da comunidade externa e acelerando o aprendizado dos novos designers sobre as práticas profissionais atuais.

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Design

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